quinta-feira, 23 de junho de 2011

Visita realizada pela turma Engenharia Ambiental 2011.1

A visita à Reserva Indígena Santo Antônio de Pitaguary foi realizada dia 11 de maio de 2011. Todos estavam bastante ansiosos para conhecer um pouco do lugar que deu origem ao município de Maracanaú, onde se localiza nossa atual instituição de ensino, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará.

No primeiro momento ouvimos a palavra do Cacique Daniel, onde ele retratou com bastante emoção um pouco da sua história e situação atual. “Sofri muito”, essa foi a frase mais marcante dita pelo cacique. Ele narrou fatos da época em que eles não podiam se assumir como índios, ficando conhecidos como “caboclos” e quando foram obrigados a deixar suas terras para projetos do Governo, sem receber nenhuma ajuda financeira. Para conseguir sobreviver, ele, juntamente com os demais da tribo, teve que aprender atividades que pudessem ser renumeradas, como a profissão de pedreiro. “A gente não ficava muito tempo nessa profissão por que a gente gosta da liberdade!” Atualmente, o cacique é aposentado como agricultor e artesão.

A história do reconhecimento das suas terras também é um fato bastante comovente. Foram anos de lutas pela demarcação de suas terras.  Após essa demarcação, puderam construir suas casas e fazer seus plantios.

Posteriormente, a palavra foi dada para nós, alunos, onde fizemos perguntas referentes a diversos aspectos, como população, religião e crenças, musicalidade, espiritualidade, educação e língua falada, entre outros.

O dia 13 de junho é o dia do ritual sagrado para eles, dia da festa da Mangueira. Esse dia é feriado no município de Maracanaú por ser o dia de Santo Antônio, uns dos eventos principais culturais do município.

Por fim, fomos apresentados a sua produção de artesanatos, confeccionados com a ajuda de sua esposa e os demais integrantes da aldeia e fomos ao alto conhecer a Igrejinha. A vista lá de cima é indescritível! Fotos a seguir, retratam esses acontecimentos. Atividades culturais, como as oficinas de pintura e danças não puderam ser realizadas no dia. Apesar disso, a nossa tarde foi muito proveitosa e com certeza nos acrescentará bastante no nosso intelecto, pessoal e profissional.

  Equipe: Carolina Duarte, Juliana Marques, Ana Carolina Bandeira e Ana Julia Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário