terça-feira, 7 de junho de 2011

Erupção no Chile

Um complexo vulcânico entrou em erupção no sul do Chile, neste sábado, dia 04 de junho, em meio a uma elevada atividade sísmica. Uma névoa de cinzas de vários quilômetros se espalhou pela região, em direção à Argentina, o que levou o governo chileno a remover cerca de 600 pessoas das áreas próximas.

A erupção no complexo vulcânico de Puyehue-Cordón Caulle, situado no sul do país, a 920 quilômetros da capital chilena, levou as autoridades a fecharem o posto fronteiriço de Cardenal Samore, o segundo de maior tráfego entre o Chile e a Argentina.

O Chile possui a segunda maior cadeia vulcânica e de maior atividade no mundo, depois da Indonésia.

Em 2008, outro vulcão do sul do Chile, o Chaitén, entrou em erupção e desencadeou uma nuvem de cinzas que alcançou até mesmo a Patagônia argentina, provocando a retirada de milhares de pessoas das cidades próximas.

Raios atingem o entorno da cadeia vulcânica Caulle Puyehue-Cordon  perto da cidade de Osorno do Sul – 05 de junho de 2011
  
Cinzas e vapor emergem da cadeia vulcânica Caulle Puyehue-Cordon perto da cidade de Osorno, no Chile, em 05 de junho de 2011.

 
Relâmpagos em meio a uma nuvem de cinzas do vulcão Puyehue  perto de Osorno, no Chile, em 05 de junho de 2011.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário