segunda-feira, 11 de abril de 2011

A força da natureza medida na Escala Richter

Um forte terremoto de magnitude 6,6 atingiu o norte do Japão neste domingo (14), informaram o Serviço Geológico dos Estados Unidos e a Agência Meteorológica do Japão.

Não há relatos sobre vítimas ou danos, mas prédios tremeram na capital japonesa, Tóquio. O governo japonês não emitiu alertas de tsunami, mas informou que pode haver alteração no nível do mar.

O epicentro do tremor, que ocorreu às 17h08 (horário local, 5h08 em Brasília), foi a 40 km abaixo do nível do mar nas proximidades da ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês e que abriga a capital, Tóquio. 

Ele localizou-se a 80 km a sudeste de Sendai, e a 285 km a nordeste de Tóquio.

O tremor forçou a suspensão temporária dos serviços do Shinkansen (trem-bala). O governo ativou imediatamente um serviço de informação para recolher dados sobre o terremoto.

O arquipélago japonês é uma das zonas com maior atividade sísmica do mundo. O terremoto mais grave dos últimos anos aconteceu em Kobe, em janeiro de 1995, com magnitude de 7,3, e deixou mais de seis mil mortos. 

O Japão é constantemente assolado por terremotos por estar localizado sobre as junções de placas tectônicas. Estas placas recobrem toda a superfície terrestre e movimentam-se com o passar do tempo. Esta movimentação dá origem a terremotos e vulcões nas regiões próximas às fendas. Terremotos ocorrem com mais frequência do que imaginamos, porém a maior parte não é perceptível.

Fontes: http://g1.globo.com

Um comentário: